Transição de carreira: uma carta aberta
- Larissa Cardoso
- 7 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Por que você faz o que faz?
Se a resposta para esta pergunta não corresponde com os seus valores mais profundos, não se culpe. Todos nós precisamos pagar boletos.
Muitos de nós não trabalham com algo relacionado ao seu real propósito de vida ou sonho. E quer saber? Tudo bem não se "encaixar" sempre.
Podemos passar anos trabalhando com algo que não nos brilha os olhos, simplesmente porque:
Alguns aprendizados nascem somente nas adversidades.
Você precisa escolher algo, mesmo que não goste tanto daquilo. Às vezes a resposta de qual carreira seguir, vem por eliminação, mesmo - e não tem nada de errado com isso.
Pare de se comparar com aquela pessoa que escolheu a carreira que ama aos 15 anos de idade.
Perceba e valorize a sua história.
Para uma parte de nós, há expectativas, principalmente da família, que já se tenha uma carreira escolhida ou pelo menos tente fazer isto assim que sai da escola, mesmo que:
1 - Na adolescência, pode ser que você não tenha conseguido desenvolver a maturidade emocional que te faça decidir por si só algo tão importante e grande, como qual carreira seguir.
2 - Você simplesmente não tenha se identificado com nenhum tema na escola, a ponto de querer seguir uma carreira com isso.
O importante é você saber qual o seu talento e saber a hora de usá-lo e como usá-lo para fazer dinheiro. Você pode levar anos trabalhando em algo que nāo se identifica tanto para descobri-lo. Mas sempre lembre-se que:
Todos podem desacreditar de você, menos VOCÊ mesmo.
Então, no final das contas, não importa se você seguiu a carreira certa ou errada. O que importa são os talentos que você reconheceu em si mesmo, os aprendizados que você levou das relaçōes interpessoais e a sua capacidade única de MUDAR.
Sim, mudar. Você é capaz disso.
Você é capaz, inclusive, de MUDAR de carreira a qualquer momento da sua vida.
Porque depois de tanto sentimento de inadequação, tantos anos vagando em uma área que não é para você, você já desenvolveu uma das melhores habilidades existentes: resiliência. Você conseguiu atravessar os desafios desta área, mesmo não sendo apaixonado por ela. Vê o quanto isto é potente?
Reconheça a sua força e trace a sua nova rota.
Se precisar de ajuda nesta nova jornada, estou aqui para isso.
Escrevi outros artigos relacionados a transição de carreira, que podem te ajudar a clarear a sua mente.
Boa leitura!
コメント