Sobre conquistas em tempos de redes sociais
- Larissa Cardoso
- 30 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

É difícil atualizar as redes toda hora, né?
Pra mim, sim.
O mundo sempre caminhou em constante mudança, mas acho que nunca nos sentimos tão pressionados a atualizar tantas coisas ao mesmo tempo.
Só de pensar nesta palavra, já me vem na cabeça algumas coisas que eu tenho que atualizar, compartilhar, para não ficar pra trás. Sim, às vezes acontece uma cobrança mental um pouco desnecessária, até.
Para deixar de me cobrar tanto, fiquei sem redes sociais (Facebook e Instagram) por um tempo - cerca de 1 ano. Chegou um momento em que eu cansei. Não era mais capaz de conciliar: instagram, facebook, linkedin, e-mail. A palavra atualizar começou a pesar para mim.
Eu continuei vivendo, com emoções atrás de emoções, mas não tinha vontade nem tempo para, digitalmente, dividir isto com ninguém.
Tive que escolher uma única rede social e somente um e-mail para atualizar. Sei que não me dediquei 100% a tarefa da atualização digital, mas tive alguns resultados surpreendentes:
Limpei minha caixa de e-mail em 80% e comecei a de fato ler as newsletters que eu assinava
Por meio de uma newsletter, encontrei um grupo de apoio de mulheres, do qual me identifiquei e frequento até hoje (ganhei mais autoconhecimento, fiz mais amizades, ganhei mais autonomia).
Meu LinkedIn me trouxe otimas oportunidades de trabalho
Obtive minha tão desejada renda extra, além da oportunidade de trabalhar com o que gosto fora do meu expediente normal e conhecer novas pessoas e novas perspectivas.
Alcancei 90% das minhas metas materiais em 2023,
Sem as redes sociais mais badaladas, sobrou tempo para me dedicar mais aos meus projetos
pessoais. Sendo eles comprar um apartamento, viajar para a Europa e comprar um Macbook.
Acredito que a questão sempre vai ser escolher as batalhas que se quer enfrentar.
Para mim, é uma batalha esta questão de ter que me mostrar, porque todos estão fazendo isto, e, se eu não tiver fazendo o mesmo é porque minha vida é desinteressante.
Aliás, ta aí algo que eu desapeguei: o que as pessoas pensam sobre a minha vida.
Tudo bem pensarem que a minha vida é desinteressante e não tem nada acontecendo nela.
Eu jamais terei controle sobre o que se passa na mente das pessoas. E sempre vai passar algo na mente delas, então, desta vez, deixa que seja o tão belo nada.
Para finalizar, trago duas dicas:
1. Primordialmente, atualize o seu perfil no LinkedIn, e olhe ele ao menos uma vez por dia - as oportunidades podem chegar simplesmente por você ter atualizado-o com as palavras certas. E nem precisa postar todo dia nesta rede, pois só de atualizar com aquilo que você já fez e o que você faz hoje, já te deixa mais competitivo no mercado de trabalho.
2. Se for para escolher uma rede social, escolha alguma em que você terá frutos materiais ou
não, como por exemplo, ganhando mais autoconhecimento, autonomia e mais amizades;
ou então, ganhando mais clientes, uma renda extra ou empreendendo.
É libertador viver sob as suas próprias regras digitais.
Espero que tenha feito sentido pra você, e caso não faça o menor sentido, os comentários estão abertos para discussão. 😀
Comments