top of page
Buscar

Como fiz minha Transição de Carreira e o que você pode aprender com Isso


Pontes conectam lugares. Minha viagem para Nova York me lembrou como a transição de carreira pode nos levar a lugares incríveis.
Pontes conectam lugares. Minha viagem para Nova York me lembrou como a transição de carreira pode nos levar a lugares incríveis.

Migrar de área não é fácil. Mas eu já fiz isso algumas vezes e, se tem uma coisa que aprendi, é que a mudança é a única constante na vida.


Conseguir estabilidade em uma área não significa que você está preso a ela para sempre. Muito pelo contrário! Você pode mudar quantas vezes for necessário. O segredo está em como você faz essa transição.


Vou compartilhar como aconteceu comigo e, ao longo do caminho, algumas dicas práticas para quem quer trilhar esse mesmo caminho.


Minha transição de recrutamento para HRBP


Construí uma carreira de pelo menos sete anos com foco em recrutamento e seleção de profissionais de TI. No entanto, em 2021, senti a vontade de atuar de forma mais generalista, com mais responsabilidades e impacto no negócio.


Sempre tive interesse por desenvolvimento organizacional e já havia trabalhado nessa área entre 2016 e 2018. Então, decidi retomar esse caminho e migrar para HRBP.


O desafio? Eu havia sido contratada como recrutadora e estava na empresa há menos de um ano.


O que fiz para mudar de área


Identifiquei oportunidades - Analisei os desafios que o RH estava enfrentando e encontrei lacunas onde eu poderia contribuir.


Me ofereci para ajudar - Propus melhorias e assumi responsabilidades que iam além do recrutamento.


Apareci de forma estratégica - Ninguém vai simplesmente notar seu talento e te promover. Você precisa mostrar seu valor de maneira consistente.


 

Uma das ações mais importantes que tomei foi assumir a integraçāo de novos funcionários (onboarding) da companhia. Com uma mudança de investidores e de marca, esse processo estava parado. Além disso, a coordenadora de RH estava de licença maternidade, e ninguém estava conduzindo essa frente.


Acima da minha vontade de mudar de área, eu realmente acreditava (e acredito) na importância do onboarding. Eu mesma não tive um onboarding estruturado ao entrar na empresa e sabia o impacto negativo que isso poderia ter nos novos funcionários. Então, junto com o time da Índia e do Reino Unido, trabalhei na tropicalização desse processo para o Brasil, garantindo que as pessoas fossem bem recebidas.


Outras estratégias que me ajudaram:


Expandir minha atuação - Trabalhei com times internacionais, colocando meu inglês e espanhol em prática.


Demonstrar versatilidade - Além do recrutamento, liderei processos de treinamento, adaptação de conteúdos, dinâmicas e traduções.


Ter uma conversa transparente - Em uma avaliação de desempenho, revelei para minha gestora que não queria continuar atuando como recrutadora e que poderia contribuir mais em outras áreas. Isso não é algo comum, mas eu já estava atuando nessas frentes antes de receber a promoção.


Treinar um sucessor - Minha gestora pediu que eu aguardasse alguns meses para preparar alguém para assumir meu antigo cargo antes da transição.


Oferecer consultorias - Em paralelo, comecei a oferecer consultorias de carreira de forma autônoma e dei mentorias para pessoas em transição de carreira para a área de TI. Isso me ajudou a reforçar ainda mais meu propósito de desenvolvimento de pessoas.


O resultado


Em março de 2022, recebi uma promoçāo e fiz a transição para HRBP e toquei vários projetos, tanto regionais quanto globais. Com isso, conheci mais pessoas dentro da organização e ajudei a levar os processos de RH para outro nível, com mais clareza e comunicação.


Dois anos depois, em maio de 2024, fui promovida a Coordenadora de Talent Acquisition Latam e HRBP. Com minha experiência em recrutamento, consegui gerenciar a alta demanda de vagas, automatizar processos e aumentar a produtividade da equipe. Foi o ano em que a empresa dobrou o número de funcionários.


 

O que você pode fazer para mudar de área


Se você quer fazer uma transição de carreira, aqui estão alguns passos que podem te ajudar:


Leia o ambiente - Observe as necessidades da empresa e identifique onde você pode agregar valor.


Se ofereça para ajudar - Pegue projetos que te aproximem da área desejada.


Demonstre seu valor - Não basta querer mudar, é preciso mostrar, na prática, que você consegue entregar resultados na nova função.


Aprenda um novo idioma - Isso pode abrir portas para oportunidades internacionais.


Tenha uma conversa estratégica - Quando sentir que já construiu uma base sólida, converse com seu gestor sobre seus interesses e planos.


Seja paciente e estratégico - Às vezes, a mudança não acontece de imediato, mas se você já estiver desempenhando parte do novo papel, a transição será mais natural.


Mudar de área exige esforço, iniciativa e estratégia. Mas quando você se propõe a agregar valor genuinamente, as oportunidades surgem. Você é responsável por traçar sua própria carreira!

Se você está pensando em mudar de área e precisa de orientação, me chama! Será um prazer trocar ideias e te ajudar nessa jornada.




 
 
 

Comments


bottom of page