top of page
Buscar

Como criar oportunidades no LinkedIn



Conheci o Linkedin há muito tempo atrás, por meio de um estágio na área de RH, mais especificamente em Recrutamento e Seleção em Tecnologia. No Linkedin, eu postava as vagas da empresa que trabalhava e adicionava pessoas da área de TI.


Passei anos pensando que as oportunidades na plataforma só existiam quando as vagas eram divulgadas, ou então, para eu atrair gente de TI. Foi pelo Linkedin que eu tive a minha primeira vaga fechada, e foi a plataforma que mais utilizei para atrair candidatos ao longo dos meus 7 anos em R&S.


Acontece que, depois de algum tempo usando a rede, eu descobri o potencial do LinkedIn não só para ajudar candidatos e empresas, mas também para empreender e seguir um desejo que tinha há algum tempo: ter uma consultoria de carreira.


O primeiro lugar que eu pensei em divulgar minha história e meu trabalho de consultoria foi no Linkedin. E foi certeiro, pois, além do acolhimento que recebi, o resultado foi melhor do que eu imaginava.


Em poucos dias, eu já tinha clientes para atender. Em alguns meses, já começava a trabalhar em uma escola online de tecnologia. Hoje, minha consultoria faz parte da minha renda extra e tem uma fatia especial na minha satisfação profissional.


Não importa a área que você trabalha ou em qual momento profissional você está. Com apoio e as ferramentas certas, é possível criar oportunidades, sim.

Encontrar oportunidades em uma rede como o LinkedIn é totalmente possível e nem precisa ser TÃO complicado. Inclusive, hoje em dia tem uma ferramenta chamada “Prestação de serviços”, onde você pode incluir os detalhes dos seus serviços de consultoria e ser uma indicação do próprio LinkedIn para quem busca soluções aos problemas que você resolve.


No entanto, até tudo se tornar mais desenvolto e parte de um hábito, existem algumas etapas. Trago aqui algumas que passei e passo até hoje - talvez você até se identifique com alguma delas, né? Spoiler: nesta parte vai ter dicas para atravessar por cada etapa.😀

Etapa 1 - Acreditando em si


Existe um processo até você se convencer que existem oportunidades no Linkedin. Mas é preciso antes de tudo acreditar em si mesmo. Acreditar que o seu trabalho vale a pena, e portanto, poderá atrair clientes. Mas como acreditar em si? Rompendo a barreira da auto-sabotagem e investindo no autoconhecimento.


Etapa 2 - Confiando no processo


Quando o fato de acreditar em si já está consolidado na sua mente, fica mais simples confiar no processo de atração de clientes e oportunidades. Pode começar de uma forma tímida e pequena.


O valor que você cobrará pelo seu serviço será simbólico, você terá poucos clientes e poucas indicações. Contudo, isto é, naturalmente, apenas o começo - faz parte do processo.


A sua mentalidade ainda está se adaptando a este universo, portanto, não faria sentido vir uma avalanche de demandas agora.

Fase 3 - Expandindo oportunidades


Nesta parte, você não somente está adaptado ao processo, mas está gostando dele. E esta é uma das melhores fases, pois você passa a de fato gostar de criar materiais para suas consultorias, para suas publicações e para clientes em potencial.

Guarde esta parte do processo em uma caixinha e cuide bem dele, porque a parte mais complicada vai aparecer e vamos ver agora. Fase 4 - Cansaço e falta de tempo para publicações

Após um tempo se promovendo, a fase dos clientes advindos de indicações e dos trabalhos freelancers formais começa a crescer e você pode começar a se ‘acomodar’ um pouco, e deixar as publicações de lado. Não tem nada de errado nisso, até porque é normal precisar pausar e assimilar as novas oportunidades que surgiram. Assimilar até mesmo, que você está vivendo uma situação diferente da vida. Para sair desta situação de forma mais leve, trago algumas dicas:


  • aceite seus sentimentos

  • aceite que precisa ‘aquietar’ um pouco mesmo

  • continue estudando, principalmente sobre si mesmo e seus gatilhos emocionais

  • procure uma mentoria e busque referências para se inspirar

Fase 5 - Fechando a agenda

Chegou um momento em que minha agenda estava lotada e eu já não tinha mais tempo livre para lazer, até porque eu também trabalho integralmente em uma multinacional de TI. Foi quando eu fiz umas consultorias de Marca Pessoal com uma ótima profissional, e me dei conta de que era necessário negar algumas oportunidades para que eu mesma pudesse desenvolver melhor os novos serviços que gostaria de oferecer.

Para mim, esta parte foi essencial em meu crescimento e me deu um tempo de respiro. Foi um problema bom ter vários clientes ao mesmo tempo, mas precisava fazer algumas escolhas em prol da minha maior intenção: propósito e bem-estar na carreira

Fase 6 - O retorno

Depois dessa imersão em si mesmo e de muito estudo, o retorno da sua vontade de compartilhar suas ideias e promover seu trabalho volta ainda mais forte. É uma fase melhor que a 3, porque agora você está muito mais sabido de si mesmo e passa a criar uma rotina, dando o melhor que tem em sua vida criativa.

"O Retorno" é exatamente nesta fase que eu estou. Se eu não me conhecesse tão bem melhor, não estaria compartilhando isso tudo com você. Esta é uma fase que traz segurança e paz de espírito. O bom deste processo é que ele age como um: sempre vou poder começar de novo quando necessário. Em cada etapa deste ciclo, há um aprendizado valioso. Coincidentemente, a vida se comporta assim também para a maioria das situações.

Fica aqui o meu abraço e aceno de esperança pra você, que está passando ou vai passar por qualquer uma destas etapas.

Se quiser trocar ideias comigo, é só me contatar aqui ou comentar este post. 😊


 
 
 

Comments


bottom of page